Primeiramente, pavimento é uma estrutura composta por várias camadas sobre a superfície final da terraplanagem, destinada a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima e a garantir aos usuários melhores condições de rolamento, com conforto, economia e segurança.
Subleito
O subleito é constituído do próprio terreno, portanto, é a camada que irá suportar todo o peso e estrutura que será construída acima, além das cargas que por ali circularão. Está operação é destinada a conformar o leito, transversal e longitudinalmente, obedecendo às larguras e cotas constantes das notas de serviço de terraplenagem, compreendendo cortes ou aterros.
Sub-base
Camada de pavimentação, complementar à base e com as mesmas funções desta, executada sobre o subleito ou reforço do subleito, devidamente compactado e regularizado. A sub-base é uma camada de transição construída entre o subleito e a base. É conhecida como camada de reforço e é fundamental para que a pavimentação tenha uma vida útil dentro do esperado.
Base
Camada de pavimentação destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, distribuindo-os adequadamente à camada subjacente, executada sobre a sub-base, subleito ou reforço do subleito devidamente regularizado e compactado.
Revestimento
O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento.
Revestimento Asfáltico:
Existem diversos tipos de pavimentação asfáltica, que se diferenciam pelo tipo de revestimento existente na sua estrutura. Todos os revestimentos asfálticos são compostos por associações de ligantes asfálticos e agregados.
Pois bem, dentre os tipos de pavimento existentes, são eles rígidos, semirrígidos e flexíveis, o pavimento asfáltico é caracterizado como pavimento flexível.
Esse tipo de pavimento se diferencia dos demais por apresentar deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado em todas as camadas e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente iguais entre elas.
Os revestimentos asfálticos são classificados, de acordo com o Manual de Pavimentação, segundo o método de associação entre os agregados e os materiais betuminosos.
Dessa forma, o revestimento asfáltico é classificado em revestimento por penetração, sendo subdividido em revestimentos betuminosos por penetração invertida e revestimento betuminoso por penetração direta, e revestimento por mistura, subdividido em pré-misturado a quente e pré-misturado a frio.